sexta-feira, 5 de abril de 2013

19 anos da morte de Kurt Cobain



escrito por Sabrina Kwaszko
Hoje completa 19 anos da morte de Kurt Cobain, mas parece que foi ontem que eu estava assistindo o show do Nirvana, no Hollywood Rock, transmitido pela TV globo quando ele cospe na câmera e mostra o “pinto”. Os motivos do ato… Dizem que o João Gordo disse… Que Kurt Cobain ficou sabendo que a Rede Globo não apoiava o Underground defendido pelo Nirvana e deu no que deu. E isso foi em 1993 um ano anterior ao seu suicídio.
O que importa é que o Kurt fez por nós o que muitos gostariam de ter feito, e quem usar de palavras e motivos pejorativos para definir como ruim a atitude dele nunca entenderá o que significa verdadeiramente o underground.
Mas seu maior legado é a música claro, com a morte do Kurt veio a morte de uma grande banda o Nirvana. Não havia como continuar sem ele, quem teria todo aquele sentimento no palco ? Toda aquela raiva? E toda aquela tristeza?  Tudo de uma vez.
A banda estava com 7 anos de estrada, 3 álbuns de estúdio e 2 eps. Depois de sua morte vieram mais 3 álbuns ao vivo e mais umas coletâneas e box sets.
Suas músicas falavam sobre garotas, drogas e a dor de viver nesse mundo e até aí tudo bem, parece-se com muitas outras bandas de rock; a diferença estava em como isso era dito, ou melhor, cantado e tocado pelo Nirvana, é impossível ouvir suas músicas e não sentir nada. Nunca será vista como mais uma bandinha de rock entre tantas outras.
Nirvana fez história e exerce influência até hoje para muitas bandas, se Kurt fosse diferente… Se Kurt não houvesse cometido o suicídio… Nunca saberemos como seria, mas sabemos bem como foi e é até os dias de hoje.  Uma banda incrível, marcante e com músicas que ficaram para história.
Valeu Kurt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário