escrito por Sabrina Kwaszko
Hoje completa 19 anos da morte de Kurt Cobain, mas parece que foi ontem que eu estava assistindo o show do Nirvana, no Hollywood Rock, transmitido pela TV globo quando ele cospe na câmera e mostra o “pinto”. Os motivos do ato… Dizem que o João Gordo disse… Que Kurt Cobain ficou sabendo que a Rede Globo não apoiava o Underground defendido pelo Nirvana e deu no que deu. E isso foi em 1993 um ano anterior ao seu suicídio.
O que importa é que o Kurt fez por nós o que muitos gostariam de ter feito, e quem usar de palavras e motivos pejorativos para definir como ruim a atitude dele nunca entenderá o que significa verdadeiramente o underground.
Mas seu maior legado é a música claro, com a morte do Kurt veio a morte de uma grande banda o Nirvana. Não havia como continuar sem ele, quem teria todo aquele sentimento no palco ? Toda aquela raiva? E toda aquela tristeza? Tudo de uma vez.
A banda estava com 7 anos de estrada, 3 álbuns de estúdio e 2 eps. Depois de sua morte vieram mais 3 álbuns ao vivo e mais umas coletâneas e box sets.
Suas músicas falavam sobre garotas, drogas e a dor de viver nesse mundo e até aí tudo bem, parece-se com muitas outras bandas de rock; a diferença estava em como isso era dito, ou melhor, cantado e tocado pelo Nirvana, é impossível ouvir suas músicas e não sentir nada. Nunca será vista como mais uma bandinha de rock entre tantas outras.
Nirvana fez história e exerce influência até hoje para muitas bandas, se Kurt fosse diferente… Se Kurt não houvesse cometido o suicídio… Nunca saberemos como seria, mas sabemos bem como foi e é até os dias de hoje. Uma banda incrível, marcante e com músicas que ficaram para história.
Valeu Kurt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário