quinta-feira, 10 de maio de 2012

Primeiro FESTIVAL INTERNACIONAL DE HARMÔNICA BLUES


A Confraria do Blues e o Live Sport Pub trazem no dia 11 de maio para Porto Alegre o Primeiro Festival De Harmônica Blues com a participação de grandes nomes do Blues como Flávio Guimaraes (RJ), gaitista da Blues Etílicos, banda precursora do Blues no Brasil; Gonzalo Araya (Chile), um dos grandes nomes da Harmônica da America Latina; Toyo Bagoso (Caxias) grande gaitista da serra gaucha e o anfitreão da noite Ale Ravanello (Porto Alegre) e seu Blues Combo. 

O nome FLÁVIO GUIMARÃES se confunde com o crescimento do blues no Brasil quando ele na década de 80 fundou a mais importante e seminal banda de blues do Brasil o Blues Etílicos. Desde então o blues cresce em popularidade e Flávio participa de todos os principais festivais no país, do Free Jazz ao Rock in Rio, realizando shows de abertura para B. B. King e Robert Cray e tocando com ícones como Buddy Guy, Taj Mahal, Sugar Blue e Charlie Musselwhite. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lança a maior discografia de um artista de blues no país, com dez álbuns lançados pelo Blues Etílicos e oito álbuns solo. Suas performances, gravações e cursos atraem novas gerações de músicos que aderem ao instrumento. Atualmente, divide sua agenda entre a carreira solo e a Blues Etílicos, realizando cerca de 60 shows por ano, no Brasil e no exterior, além de workshops e cursos. Seu mais recente álbum, Flávio Guimarães and Friends conta com alguns dos principais ícones do blues norte americano como Steve Guyger, Charlie Musselwhite, Rick Estrin, Joe Filisko, Peter Madcat e Gary Smith. Os recentes CDs que lançou são distribuídos na Europa e nos EUA pelo selo Chico Blues Records. 

GONZALO ARAYA Participou dos festivais mais importantes do cenário nacional e internacional levando a harmonica a outro nível, entre eles se destacam: 1° Festival Internacional de harmonica (Argentina) junto a Carlos Del Junco e A7 & 5º encontro de Harmonicistas Internacionais em São Paulo (Brasil), onde dividiu o palco com os melhores harmonicistas do mundo do jazz e blues como Howard Levy, Flávio Guimarães ,Jehovah da gaita, entre outros. Abriu os shows de Scott Henderson no Hotel Hyatt e Eric Clapton no estadio nacional junto a Miguel Botafogo e a House Blues Band, neste show o público extimado foi de 35.000 pessoas que assistiram ao show. Gravou o tema central para o Reality 2005 Las Granjeras, o qual foi um exito comercial em vendas no pais. Gonzalo é sem dúvida alguma a maior referência da harmonica no Chile. 



TOYO BAGOSO (Caxias do Sul) é umas das grande refêrencias da gaita blues em Caxias do Sul , cidade que vem sendo cada vez mais uma das mais importantes no cenário do blues brasileiro. Além de harmonicista Toyo é um dos criadores do Mississippi Delta Blues Festival, festival de blues internacional que é umas das refências atualmente América Latina. Atualmente o músico toca na banda Juke Joint e a Cotton Pickers. 

ALE RAVANELLO BLUES COMBO (Porto Alegre) é composta pelo gaitista e vocalista Ale Ravanello, pelo baterista Clark Carballo, pelo contrabaixista Sérgio Selbach e pelo guitarrista Nicola Spolidoro. Ale Ravanello Blues Combo foi uma das atrações em destaque das quatro edições do Mississippi Delta Blues Festival, festival internacional de blues sediado em Caxias do Sul – RS. Em 2009 realizou duas turnês à Argentina, gravando o seu CD debut chamado “Live at Mr. Jones”, ao vivo no renomado Mr. Jones Pub, em Buenos Aires. Alguns meses depois, retornou para ser apresentada como uma das atrações principais do Buenos Aires Blues Festival 2009. Em 2010, pelo CD “Live at Mr. Jones”, Ale Ravanello foi indicado ao Prêmio Açorianos da Música Gaúcha como melhor intérprete na categoria Blues e Jazz. Em 2011, a Ale Ravanello Blues Combo foi a banda escolhida para a abertura do show do grande mestre da harmônica Kim Wilson, no evento Mississippi in Concert, em Caxias do Sul – RS. Atualmente o quarteto divulga o seu segundo álbum, chamado “Haunted”, lançado em dezembro de 2011 de forma independente, que acaba de receber a indicação ao Prêmio Açorianos 2011 como melhor disco na categoria pop. 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE HARMÔNICA BLUES 

FLÁVIO GUIMARAES (RJ) 
GONZALO ARAYA (CHILE) 
TOYO BAGOSO (CAXIAS) 
ALLE RAVANELLO BLUES COMBO ( PORTO ALEGRE) 

11 DE MAIO, 
SEXTA 23 HRS
LIVE SPORT PUB DR. BARCELOS, 435, ESQ. WENCESLAU ESCOBAR - ASSUNÇÃO 

RESERVAS: 32736489 (MESAS LIMITADAS) 

INGRESSOS: 25,00 (SOMENTE NA HORA) 

APOIO: SERRANO AMPS, CERVEJAS CORUJA, TODA DO DISCO E GUITAR GARAGE.