terça-feira, 9 de abril de 2013

Dr. Steve Gadd – o baterista dos bateristas ESTÁ VIVO!


Hoje Steve Gadd completa 68 anos, ele nasceu em 9 de abril de 1945 em New York e ao contrário da confusão que vem rolando pela internet ele está vivo! O outro Steve Gadd que veio a falecer agora em 27.3.13 (e ainda tenho dúvidas se faleceu mesmo pois não encontrei nenhuma nota internacional), era o técnico de bateria de Nicko McBrain do Iron Maiden durante 12 anos até assumir o posto de tour manager.

Alguns sites de música no Brasil, que possuem certo respeito inclusive, estão divulgando erroneamente a morte do Steve do Iron como se ele fosse o Dr. Steve Gadd.

Basta fazer uma visita ao seu site oficial para tirar a dúvida, não há nenhuma nota de falecimento dele, nenhuma ligação com a banda Iron Maiden e se ainda não for suficiente podemos comparar os Gadds abaixo:


Dr. Steve Gadd


Steve Gadd – Tour manger do Iron maiden. Um grande perda para o mundo da música.


Vamos seguir então com o  aniversariante do dia – Dr. Steve Gadd

Um tio de Gadd, baterista do exército, o incentivou a tomar aulas de bateria a partir dos sete anos de idade. E com apenas 11 anos de idade tocou ao lado do trompetista Dizzy Gilliespie, um fenômeno! E depois de servir ao exército e aperfeiçoou seu talento tocando com big bands.


Ele gravou com grandes talentos da música como Aretha Franklin, Stevie Wonder, Streisand, Paul McCartney, Rickie Lee Jones, Carly Simon, Al Jarreau, James Brown, Joe Cocker, Nancy Wilson, Bob James, Stanley Clarke, Al Dimeola, George Benson, Carla Bley e muitos outros.

Em meados dos anos 70 ele estava fazendo discos históricos. Como ‘The Leprechaun’, com o pianista Chick Corea; ‘Aja’ com Steely Dan; e diversas participações com Paul Simon (incluindo ‘Fifty Ways To Leave Your Lover’ e ‘Late In The Evening’). O impacto destas gravações atingiu bateristas em todo o mundo, e tornou Steve o baterista mais imitado da sua geração.

Gadd passou muito tempo em estúdio na estrada também com Eric Clapton, Paul Simon e James Taylor.

Em setembro de 2003 Gadd foi homenageado pela Zildjian, com um prêmio American Achievement Drummer.



Em 9 de setembro de 2005  Steve tornou-se Dr. Honorário da música por suas contribuições à música contemporânea na Berklee Performance Center. Ao receber o prêmio declarou: "Esta é provavelmente a minha única chance de obter um diploma honorário porque eu não sou o melhor aluno do mundo". disse Gadd. "Mas eu amo música. Eu encontrei uma coisa que eu amava... e se eu posso fazer isso, eu acredito que todos vocês podem fazê-lo. Bem-vindo a bordo."



Em outubro de 2011, Steve Gadd acompanhou Eric Clapton em sua turnê pela América do Sul e fez um concorrido workshop em São Paulo.

Sua discografia é imensa confira em seu site oficial http://www.drstevegadd.com/discography.htm

Plastic Ono Super Band Japan Tour '74:  Rick Marotta, Steve Khan, Randy Brecker, Steve Gadd,  Michael Brecker, Don Grolnick, & Andy Muson  *Photo from The Official Steve Khan website.
Plastic Ono Super Band Japan Tour '74:

Rick Marotta, Steve Khan, Randy Brecker, Steve Gadd,

Michael Brecker, Don Grolnick, & Andy Muson

*Photo from The Official Steve Khan website.