terça-feira, 8 de outubro de 2013

Astronauta Pinguim - "Automatic"/"Here She Comes, There She Goes" (2013)


O músico e produtor Astronauta Pinguim está lançando disco novo! E trata-se de um vinil 7 polegadas (o primeiro disco em vinil na carreira do Astronauta), contendo as músicas "Automatic", que conta com a participação especial de Simeon Coxe III, da lendária dupla norte-americana Silver Apples, e "Here She Comes/There She Goes". Ambas as composições foram registradas no The Central Lab - estúdio particular do Astronauta Pinguim, localizado na cidade de São Paulo -, com excessão da bateria e dos osciladores presentes a música "Automatic", executados pelo Ramiro Pissetti e pelo Simeon Coxe III, respectivamente (Ramiro gravou em Curitiba e Simeon gravou no estúdio dos Silver Apples, localizado em Magnolia Springs, Alabama, USA). 

Conhecido pelo uso de instrumentos e equipamentos originais dos anos 60, 70 e 80, o Astronauta Pinguim utilizou vários sintetizadores e baterias eletrônicas na gravação deste compacto (Minimoog, Polymoog, Moog Prodigy, sintetizadores Korg, baterias eletrônicas Roland e um vocoder podem ser ouvidos ao longo das faixas). A música "Automatic" também traz outra novidade: o Astronauta Pinguim cantando em francês. Ambas as músicas e letras são de autoria do prórpio músico. A capa foi elaborada e fotografada pelo Ramiro Pissetti, utilizando o olho da modelo Patricia Sary. A masterização das músicas foi feita na 24mastering (Holanda) e os discos foram fabricados na República Tcheca.

O compacto "Automatic" - featuring Simeon Coxe III (Silver Apples)/"Here She Comes, There She Goes" tem tiragem limitada de 250 cópias e será vendido exclusivamente nos shows do Astronauta Pinguim e também pelo email direto do músico: astroping@hotmail.com 

Segue anexo a capa do compacto e foto do Astronauta Pinguim com Simeon Coxe III (Silver Apples) - foto de Ramiro Pissetti.

Maiores informações: astroping@hotmail.com e pelo fone (11) 2373-7961

Astronauta Pinguim é músico e produtor, atualmente reside na cidade de São Paulo. Tem três discos solo lançados ("Petiscos: sabor churrasco/switched-on Bah!", 2004, "Supersexxxysounds", 2008 e "Zeitgeist/propaganda", 2011) e está  lançando um compacto em vinil em setembro ("Automatic", com participação especial de Simeon Coxe III, da lendária dupla eletrônica Silver Apples). Para shows e gravações, o músico utiliza exclusivamente sintetizadores e teclados analógicos - principalmente o sintetizador MOOG. Paralelamente ao trabalho solo, o Astronauta atua como músico de apoio das bandas da cantora Bárbara Eugênia e do cantor Lirinha. Produz e apresenta um programa de rádio semanal chamado Oscillations, que vai ao ar no Brasil e em Portugal.


Silver Apples - Influência tanto para apreciadores da música eletrônica - aquela feita nos primórios, com equipamentos analógicos e sem toda a tecnologia "facilitadora" de hoje em dia - como para fãs do rock experimental que se fazia nos anos 60, o Silver Apples é uma das bandas mais interessantes da história da música mundial. Formada na segunda metade dos anos 60, a dupla original era constituida pelo baterista Danny Taylor e por Simeon Coxe III, executando uma parafernália eletrônica inacreditável na época (Simeon chegou a utilizar nove osciladores de áudio controlados por um mecanismo no qual ele utilizava as mãos, os pés e até os joelhos e cotovelos para tocar ao vivo). Nesta época a dupla gravou três discos imprescindíveis em qualquer coleção: "Silver Apples" (1968), "Contact" (1969) e "The Garden" (gravado em 1969, mas lançado somente em 1998), álbuns que colocaram os Silver Apples para sempre na história da música como uma das primeiras bandas eletrônicas de todos os tempos, antecipando inclusive toda a revolução eletrônica capitaneada pelo Kraftwerk e outras bandas alemãs na década seguinte. Hoje em dia, Simeon Coxe III mantém o legado da dupla vivo (apesar do falecimento de Danny Taylor em 2005), se apresentando nos maiores festivais de música do mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário