quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eu não digo amém


Nem sempre se pode ser deus, mas Titãs sim!

A banda Titãs esteve em Porto Alegre na última quarta-feira (06/06). O atraso de mais ou menos 1h deixou o pessoal impaciente, a ponto de pronunciar vaias, mas tudo foi pulverizado quando a banda entrou no palco e o batera chamou a música ‘Cabeça Dinossauro’; que entrou vibrando dentro do peito com aquela sonoridade Tribal inspirada em um "Cerimonial Para Afugentar Maus Espíritos", dos Índios do Xingu. E foi impossível a macacada não se soltar com ‘AA UU’, daí adiante foi ladeira abaixo com os Titãs sentando a lenha no palco. ‘Igreja’, a hardcore ‘Polícia’, ‘Estado violência’ e até a censurada ‘Bichos Escrotos’, pelo verso ‘vão se fuder’, que então na época do lançamento só tocou nas rádios mais ousadas, e pela postura desafiadora foram multadas.
A capa do álbum ‘Cabeça Dinossauro’, é algo que podemos chamar de um “pequeno grande” detalhe, trata-se de um esboço de Leonardo Da Vinci intitulado ‘A expressão de um homem urrando’, que atualmente encontra-se em exposição no Museu do Louvret, esta foi uma das escolhas mais perfeitas de capa que já vi, porque casa perfeitamente com a sonoridade, o peso e a atitude que carrega em seu interior. Os temas polêmicos como o sistema bancário, a igreja, a família, o Estado e a segurança pública; mesmo sendo abordados em 1986 ainda são os mesmos motivos causadores de revolta e asco no povo.
Voltando ao show: além do álbum completo a banda tocou músicas como ‘Sonífera ilha’, ‘Marvin’, ‘Nem sempre se pode ser deus’, ‘Televisão’, ‘O pulso’, ‘Lugar nenhum’, ‘Vossa excelência’ que foi cantada por todos como um hino, ‘A verdadeira Mary Poppins’ interpretada por Paulo Miklos chegou a assustar nas primeiras frases pra quem foi pego de surpresa. ‘Aluga-se’, de Raul Seixas também fez parte do repertório; a galera pirou (não há outra expressão melhor que esta). Enfim, rolaram essas e outras músicas e não necessariamente nesta ordem. Até porque rolaram três bis. Palmas à presença de palco da banda e a brava luta contra o frio de Tony Bellotto.

A turnê e o projeto         
                            
Em turnê desde março a banda comemora 30 anos de carreira em grande estilo apresentando seu terceiro álbum o ‘Cabeça Dinossauro’ de 1986. Essa turnê comemorativa faz parte do Projeto Eu Faço Cultura 2012 que está completando seis anos e é o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
O set list sendo de conhecimento geral foi um abraço, a troca entre a banda e o público aconteceu naturalmente. Em entrevista, cedida a Daniel Soares do Jornal Local Correio do Povo, Sérgio Britto, vocalista e tecladista da banda, falou sobre o atual momento dos Titãs: "Estamos vivendo um momento de grandes surpresas. Primeiro com os shows que fizemos com os portugueses do Xutos & Pontapés, que tanto no Rock in Rio daqui como no recente, em Lisboa, foram muito vibrantes. Depois, porque voltar a tocar nosso repertório mais pesado tem sido muito divertido, mais que tudo".
Pelo impacto que o álbum causou na cena roqueira do país naqueles meados dos anos 80, muitas das músicas de "Cabeça Dinossauro" permanecem no repertório da banda até hoje. "Algumas iam se alternando, mas outras não tocávamos há muito tempo, como ''A Face do Destruidor'' e ''Dívidas''. No show, também estamos tocando outras coisas da carreira, além da inédita "Fala, Renata", que estará no nosso próximo disco, que terá algo do tipo ''O Blésq Bom'' (de 1989), só que mais pesado", revela Britto.


Por mim publicado no site FutMus em 12/06/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário