quarta-feira, 31 de julho de 2013

Far From Alaska lança seu primeiro clipe de “Thievery”


A banda potiguar Far From Alaska disponibilizou no YouTube seu primeiro videoclipe, da música “Thievery”. O clipe foi gravado em São Paulo nos estúdios da Pródigo Filmes e dirigido por Daniel Pommella. Nas imagens, o grupo está tocando, enquanto, ao fundo, aparecem desenhos de mapas, infográficos, telas de comunicação, localizadores de latitude, entre outros.

O Far From Alaska apresenta um rock como há muito não se ouvia, cheio de riffs fortes, sintetizadores, quebras de ritmo inesperadas e um vocal poderosíssimo de Emmily Barreto. A banda iniciou sua carreira no ano passado em grande estilo: o grupo ganhou o concurso “Som Para Todos”, abriu o festival Planeta Terra e lançou seu primeiro EP, “Stereochrome”, pela Deck. Desde então, a banda coleciona apresentações com grande sucesso pelo Brasil, como nos festivais Grito Rock (Rio de Janeiro) e Bananada (Goiânia).


Programa Independência ou morte! Comigo todas as quartas 20h e domingos 19h na www.radioputzgrila.com.br

terça-feira, 30 de julho de 2013

A banda El Gato Maior lançou dois singles e um clip de "Andando no colchão"


"Un gato negro llegó..." 
(origens da banda em Porto Alegre, 2011)
Da sinuosidade dessa frequência, entre o caos urbano que reina entre os habitantes da noite alcoolizada, que exsurge El Gato Maior. A inspiração para tamanha heresia - quando falo isso me refiro à escolha do nome E.G.M. - veio do gosto peculiar de certos integrantes pelo grupo de rock sessentista-peruano Los Saicos. Formada pela embriaguez noturna dos guitarristas Carlos Lise e Vinícios Maurer, que vieram dos escombros da Guardapós, a banda estava profetizada por um mendigo zumbi a ter como cozinheiros Johnny Torres (no baixo, como nos tempos em que integrava A Malvada) e Gabriel Menezes, baterista que dá conta dos tambores da respeitada banda de jazz Suruma Room Trio, entre outras.

. 'Laura' & 'Andando no Colchão'
Entre maio e junho de 2011, os microfones do Studio Rock captaram aturdidos as impropéries do grupo. Em gravações coordenadas & mixadas por Paulo Arcari, o primeiro single da banda foi registrado nas proximidades sombrias do bairro Santa Cecília em Porto Alegre.

No final de 2011, a banda foi escolhida em um concurso de opinião pública para tocar no aniversário da rádio Ipanema, no Anfiteatro Pôr-do-sol. O primeiro passo já foi. Já em 2012, foi gravado em Los Angeles o primeiro clipe da banda, para a faixa "Andando no Colchão", dirigido por Mario Iochpe, grande parceiro da E.G.M. que mudou-se para os EUA. Os músicos da banda, aliás não aparecem no vídeo que é estrelado por Cindy Clark.

Atualmente, a El Gato está encaminhando um novo single, para sair até o final deste ano.

Mas espere. Não acabou...
.Telefone: 51 84406651E-mail: elgatomaior@gmail.com
Residência: Porto Alegre - rs (Brasil)
Estilo
GARAGEM



Programa Independência ou morte! Comigo todas as quartas 21h e todas os domingos 19h na www.radioputzgrila.com.br

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Vivendo do Ócio lança clipe de “Bomba Relógio”


A banda baiana Vivendo do Ócio lança o novo clipe do seu segundo álbum, “O Pensamento É um Imã” (Deck/2012). “Bomba Relógio” foi a música escolhida para esse vídeo, que traz trechos do mocumentário (filme feito como um documentário, mas com uma história fictícia) “Vive Le Rock”.

O filme, dirigido por Alessandro Valenti,  narra a vida de um jovem que pensava em suicídio e é salvo pelo rock`n`roll, mais especificamente o rock do Vivendo do Ócio. O clipe de “Bomba Relógio” mostra um pouco da história desse mocumentário, que ainda não tem data certa para estrear no Brasil.



Programa Independência ou morte! Todas as quartas 21h e domingos 19h comigo na www.radioputzgrila.com.br

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O MorroStock 2013 anuncia parte da programação e a venda de ingressos

O MorroStock 2013 anuncia parte da programação e a venda do primeiro lote de ingressos a partir de quinta-feira, dia 25


Arnaldo Baptista é uma das atrações do festival este ano, que será realizado entre 04 e 13 de outubro na cidade de Sapiranga

O MorroStock, um festival de música e artes que se mantém continuamente desde o ano de 2007,  reuniu cerca de 12 mil pessoas e mais de 250 bandas e artistas autorais nacionais e internacionais ao longo de suas seis edições. Realizado em zona rural e urbana na cidade de Sapiranga, o MorroStock 2013  segue o caminho trilhado nas edições anteriores e vai mais além: nos 10 dias de festival propõe um diálogo com a área rural e urbana da cidade de Sapiranga, cidade das rosas, das bicicletas e do voo livre. Entre os dias 4 e 13 de outubro Sapiranga respirará cultura. Música, teatro, oficinas, debates e atividades de formação se unem às vivências pacifistas e ecológicas que cercam o festival pintando um quadro com múltiplas cores e sabores. E o melhor dessa diversificada grade de programação é que a equipe coordenadora do MorroStock tem tudo planejado para que o público tenha o melhor aproveitamento das atividades, divulgando amplamente a cronologia dos shows e atividades paralelas, venda de ingressos antecipados e pacotes de excursão.

O primeiro lote de ingressos estará disponível nos pontos de venda a partir do dia 25, quinta-feira e as primeiras bandas começam a confirmar sua participação nos diversos segmentos do festival. Arnaldo Baptista, Ratos de Porão, Fruet e os Cozinheiros, Skrotes (SC), Arthur de Faria e seu Conjunto, Rinoceronte (SM), Finlândia (Pelotas – Córdoba) são algumas já confirmadas. Quase todos as pessoas poderão pagar meia-entrada, uma vez que o festival dá 50% de desconto para estudantes, classe artística, professores, pessoas com mais de 60 anos e para quem levar um quilo de alimento não perecível. Então corra lá e garanta seu ingresso de meia-entrada e ainda por cima com o preço promocional do primeiro lote.


O festival em 2013 começa no sítio MorroStock Picada Verão com muita música pesada e barulhenta. Os amantes do metal, hardcore, punk, crust, grind terão os dias 04 e 05 de outubro inteiramente dedicado pra eles. A equipe curadora do festival está ainda trabalhando nesta grade, mas já adianta que irá contemplar todos os estilos “pesados” apresentando bandas locais, nacionais e por que não internacionais.  Além da programação musical, as atividades paralelas incluem projeção de vídeos e clipes, oficinas do mundo marginal e debates.


No dia 06 de outubro o sítio será tomado pelo blues com shows de nomes que trabalham e elevam o blues feito no Rio Grande do Sul a um patamar gringo. Paralelo aos shows, o Festival se integra ao projeto “Domingo no Museu”, da Prefeitura de Sapiranga, levando algumas atrações especiais para a Praça das Rosas, no centro da cidade.


Nos dias 07, 08, 09 e 10 de outubro, o Morro baixa para o centro da cidade onde haverá uma intensa programação de artes cênicas em escolas e também na Praça da Bandeira, com grupos do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e também alguma atração internacional.  A programação teatral e circense ainda está em construção, mas promete ser um dos pontos altos do festival. Além do teatro em escolas e praças, o festival se espalha em atividades formativas no Centro de Cultura, câmara de Vereadores e Biblioteca Pública da cidade, em parcerias com o Instituto Estadual de Música (IEM) e com coletivos do RS.


No dia 11 de outubro, além de apresentações teatrais nas escolas e na Praça da Bandeira, no centro da cidade, o MorroStock apresenta o show de Arnaldo Baptista, especialmente convidado desta edição, no Centro de Cultura Lúcio Fleck, e logo depois dá a largada para a maratona de shows no Sítio Morrostock Picada Verão, que se estende até o dia 13, com mais de 30 bandas se revezando no palco, atividades terapêuticas, encontros do Circuito Sul de Festivais o contato mais direto e responsável com a natureza, além, é claro, de muita vivência com o público que certamente vai tomar conta do grande acampamento que será montado.


Quando chegar o crepúsculo do dia 13 de outubro, o Morrostock estará chegando ao final e a expectativa dos organizadores é de que, neste momento, o público que tiver participado desta edição se sinta pleno e que saia de lá mais feliz e completo do que entrou.


O MorroStock 2013 faz parte do Circuito Sul de Festivais, Rede Brasil de Festivais e Plataforma RS.



INFORMAÇÕES DETALHADAS:


Programação:


Dias 04 e 05 de outubro – Rock pesado, metal, hardcore

Sítio Picada Verão - Bairro Picada Verão, Sapiranga/ RS- Vale dos Sinos


Shows com: Ratos de Porão (SP) e outras bandas a confirmar


E ainda as bandas selecionadas via edital:

Torvo (Caxias do Sul)  http://tnb.art.br/rede/torvometal

Roleta Russa (Alvorada) http://tnb.art.br/rede/roletahc

Dcotte Rock (Sapiranga) http://tnb.art.br/rede/dcotterock



Homem Bala (Gravataí) http://tnb.art.br/rede/homembala




Dia 06 de outubro – Blues

Programação a definir


Dias 07, 08, 09, 10 e 11 de outubro: Atividades formativas, debates e teatro de rua em escolas e na Praça da Bandeira


Dia 11 de outubro:

Arnaldo Baptista no Centro Cultural Lúcio Fleck

Rua 07 de setembro, 766. Sapiranga/RS


De 11 a 13 de outubro – Rock’n´roll, artes integradas, oficinas terapêuticas

Sítio Picada Verão - Bairro Picada Verão, Sapiranga/ RS- Vale dos Sinos


Shows com:

Fruet e os Cozinheiros (POA)

Skrotes (SC)

Arthur de Faria e seu Conjunto (POA)

Rinoceronte (SM)

Finlândia (Pelotas – Córdoba)


Bandas selecionadas via edital



The Sorry Shop (Rio Grande) http://tnb.art.br/rede/thesorryshop

Mari Martinez and The Soulmates (POA) http://tnb.art.br/rede/marimartinezthesoulmates


Adam and Juliette (SC) http://tnb.art.br/rede/adamejuliette



Sileste (São Léo) http://tnb.art.br/rede/sileste


Dones Primata (Caxias do sul) http://tnb.art.br/rede/donesprimatarocktosco

Proyecto Gomez Casa (ARG) http://tnb.art.br/rede/gomezproyecto



Venda de ingressos:


Dias 04 e 05 de outubro – R$ 80 e R$ 40,00 – meia entrada para estudantes, professores, classe artística, idosos e para quem levar um quilo de alimento não perecível


Dia 06 de outubro – a definir


Dias 11 a 13 de outubro: R$ 160,00 e R$ 80,00 – meia entrada para estudantes, professores, classe artística, idosos e para quem levar um quilo de alimento não perecível


Pontos de venda:

Black’n Black do Shopping Total – Rua Cristóvão Colombo, Loja 2119

Pedrinho Som, Sapiranga Rua São Pedro, 130- Centro Sapiranga-RS

Pedrinho som (Taquara) R. Mal. Floriano, 1441 Taquara - RS, 95600-000

Telefone: (51) 3541-8287


Obs. O camping para os dias 4, 5 e 6 de outubro e 11, 12 e 13 de outubro e as oficinas (atividades internas) está incluso no ingresso.


Ingressos para o show do Arnaldo Baptista, dia 11 de outubro:

Primeiro lote especial (100 ingressos): R$ 120,00 R$ 60,00 - meia entrada para estudantes, professores, classe artística, idosos e para quem levar um quilo de alimento não perecível

Capacidade do Centro Cultural 494 lugares

Ingressos à venda no local (Centro de Cultural Lucio Fleck) ou por depósito bancário.


Compra através de depósitos bancários:

Banco do Brasil

Nome: Nomad Produções Limitada

Agência: 1899-6

Conta: 35694-8


* Informações sobre depósito bancário: Basta depositar o valor do ingresso nesta conta e enviar o comprovante digitalizado para o mail: morrostock@gmail.com, contendo nome e RG. Na compra de dois ou mais ingressos, o nome e o RG das demais pessoas devem ser enviados também. Feito isso a pessoa receberá a confirmação da compra de seu ingresso, que será enviado pelo Correio.



Morrostock 2013

De 04 a 13 de outubro de 2013

Sítio Picada Verão - Bairro Picada Verão, Sapiranga/ RS - Vale dos Sinos


Realização: Gamana

Apoio: , Pref de Sapiranga, Rapidanet (Internet de qualidade), Back in Black, Editora Libretos, Lottus, Psicodália, TNB.

Integrado: Circuito Sul, Rede Brasil de Festivais e Plataforma RS.


Mais informações acesse: http://morrostock.com.br/



Informações para a imprensa:
bebê baumgarten/bddivulgação
(51) 3028.4201 e (51) 8111.8703
Nextel (51) 7814.2244 ID 84*39184
bebebaumgarten@terr



sábado, 20 de julho de 2013

A banda Churrasco Elétrico lançou um clip do single 'A melhor companhia da cidade'



Os longínquos campos de Araraquara, interior de São Paulo, foram o ponto de partida da Churrasco Elétrico. O grupo animava os bailes roqueiros da cidade com suas composições autorais e performances explosivas, incendiando as pistas de dança e aquecendo os corações da juventude da região com sua música alegre, dançante e um pouco excêntrica – batizada pela banda como “Rock Grilê” – influenciada pelo bom rock psicodélico e com pitadas de nonsense, Tropicália e Jovem Guarda.

Em 2007 lançaram o primeiro disco, gravado e produzido de forma independente, ainda na cidade natal. Depois da turnê de divulgação, o núcleo da banda fixou residência na capital paulista - onde vivem até hoje.

Após um pequeno hiato nas atividades reativaram o projeto com novos integrantes e adotaram os arredores da ilustre Rua Augusta como seu novo habitat. A atmosfera urbana da pauliceia foi incorporada nas novas composições e a parceria entre os antigos membros e os novatos rendeu uma mistura sonora ainda mais refinada e coesa, solidificando definitivamente o trabalho da banda.

Seguindo a filosofia do “faça você mesmo” a Churrasco Elétrico acaba de gravar um single independente da música "A Melhor Companhia da Cidade", que estará presente no novo EP do grupo – previsto para o segundo semestre de 2013. A canção foi gravada, mixada e masterizada no home studio do guitarrista Fábio Farello, exceto a cozinha que foi registrada no estúdio Fábrica de Sonhos.

Junto com o single, a Churrasco - como é carinhosamente chamada pelos seus admiradores - lançou também o videoclipe de “A Melhor Companhia da Cidade”, com imagens captadas pela artista plástica Camila Ciampi, que acompanhou o cotidiano da banda registrando diversos momentos informais e irreverentes dos cinco rapazes. A edição das imagens foi feita por Fábio Farello.             

CHURRASCO ELÉTRICO é:

Lucas Gorla: vocalista que não se contenta apenas em cantar, também toca maracas, harmônica, meia-lua e ainda discursa no megafone. Pode-se dizer que ele canta, dança e representa. Oriundo de Araraquara veio para São Paulo capital e fixou residência.
Fábio Farello: típico guitar hero, mas não confunda com aqueles malabaristas musicais detestáveis que vemos por aí. O rapaz destila bom gosto e destreza na sua guitarra semi acústica, canta loucamente e ostenta um vistoso penteado black power. Cresceu em Araraquara e hoje reside na capital paulista.
Roger Júnior: tecladista paulistano com forte influência do rock psicodélico brasileiro. Suas teclas revelam uma sonoridade que varia entre a elegância do piano e a agressividade do orgão. Também é responsável pelos vocais mais agudos e faz intervenções irreverentes quando menos se espera.
Eduardo Barretto: baixista gaúcho com dedos pesados e ágeis. Graves pulsantes e vozes pontuais são com ele mesmo. Atualmente está radicado em São Paulo, mas apresenta forte influência da cena roqueira de sua querida Porto Alegre, uma das mais tradicionais do país.
Gustavo Beber: baterista que parece ter quatro braços. É mais do que o coração da banda, mas também os pulmões. Espancou seus primeiros tambores em Barra Bonita, interior de São Paulo, mas mora na capital há muitos anos.

CONTATOS: churrascoeletrico@gmail.com





quinta-feira, 18 de julho de 2013

Banda Tagore estreia clipe na web


Vídeo de “Ilhas Cayman” traz uma divertida crítica às falcatruas armadas pelos políticos



A banda pernambucana Tagore acaba de disponibilizar o videoclipe “Ilhas Cayman”, faixa do álbum “Movido a Vapor”, na web. Gravado em Siegen, na Alemanha, e nas ruas do centro do Recife, com direção de Micha Rudolph e Eduardo Pereira, o vídeo traz uma divertida crítica às diversas armações criadas pelos homens que governam o nosso país.

Criada no ano de 2010 por Tagore Suassuna e pelo multi –instrumentista João Cavalcanti, a banda Tagore foi a vencedora da última edição do Festival Pré AMP e lança o novo disco, em breve.

Com influências de artistas como Beatles, Raul Seixas e Tom Zé, a Tagore é formada por Tagore Suassuna, João Cavalcanti, Diego Dornelles, Gustavo Perylo e Caramurú Baumgartner.

No próximo dia 26 (sexta), às 19h10, a banda toca no Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, no Palco Pop.


Para assistir ao clipe acesse: https://vimeo.com/channels/cosmicatv/70478321 

Assista também a Banda Tagore no Festival Abril Pró Rock em 2013 com a música Carcará: http://vimeo.com/channels/cosmicatv/69991137



terça-feira, 16 de julho de 2013

Programa Independência ou morte! recebe Alemão Ronaldo pra falar de "Rock, Amor e Outras coisas imaginárias"




O músico Alemão Ronaldo estará nesta quarta (17\07) no Programa Independência ou morte! 21h, apresentado por mim, Sabrina, na Rádio Putzgrila para falar sobre “Rock, Amor e Outras coisas imaginárias”.



O rock do músico Alemão Ronaldo que embalou três gerações pega agora a estrada para comemorar 30 anos de carreira. Precursor nos palcos gaúchos, desde os anos 80, como líder das bandas Taranatiriça e Bandaliera, Alemão Ronaldo é um dos músicos mais requisitados do sul do país. Desde 2004 em carreira solo, gravou três CDs e dois DVDs: CD em estúdio (Onde O Amor Se Esconde/2004), CD/DVD acústico (Acústico Rock/2005), no Theatro São Pedro de Porto Alegre - RS, e CD/DVD elétrico, registrado ao vivo no show (Quero Mais Do Que Só Me Dar Bem/2008), em Santa Maria - RS.

Discografia

Bandaliera
1987 - Nosso Lado Animal
1991 - Bandaliera-Ao Vivo
1993 - Estação de Pedro
1997 - Bandaliera 15 Anos
2000 - Bye Flowers
2002 - Bandaliera 20 Anos

Solo
2004 - Onde o Amor Se Esconde / CD
2005 - Acústico Rock / CD e DVD (Teatro São Pedro - Porto Alegre - RS)
2008 - Quero Mais Do Que Só Me Dar Bem / CD e DVD 
(Gravado ao vivo em Santa Maria - RS) 


El Mapa de Todos 2013: festival anuncia programação completa


EL MAPA DE TODOS 2013: INTEGRAÇÃO PELA MÚSICA

A quarta edição do festival El Mapa de Todos ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro em Porto Alegre, no Opinião. Pela terceira vez, o festival contará com patrocínio da Petrobras. Em suas edições anteriores, o festival teve a participação de artistas do Brasil, Argentina, Espanha, Uruguai, México, Venezuela, Chile, Portugal e Peru.
Para essa edição, o festival terá como headliners os grupos La Vela Puerca, do Uruguai, e Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen, do Brasil. O La Vela Puerca é um dos principais grupos da história do rock do Uruguai e um dos nomes mais importantes da música latina dos últimos anos. Os gaúchos Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen são legendas do rock do Sul do país, com carreiras respeitadas nacionalmente e com grande apelo de público em seu estado. Outro destaque gaúcho é o grupo Acústicos & Valvulados, um dos nomes mais importantes da última década do rock local.
Pela primeira vez, o festival também contará com representantes da América Central e da Colômbia – o duo Las Acevedo da República Dominicana e Esteban Copete y Su Kinteto Pacífico, da cidade de Cali. Las Acevedo é uma dupla de garotas, Anabel e Cristabel, responsáveis por uma intensa produção musical com forte acento indie-folk-pop. Esteban Copete y Kinteto Pacífico irão trazer para festival a sonoridade afro-latina característica da região. Outra atração especial é a venezuelana Los Mentas, que retorna ao festival com seu rockabilly latino de grande apelo dançante.  
Entre os convidados da América do Sul, ainda destacam-se os artistas e grupos Max Capote do Uruguai, e Valle de Muñecas da Argentina, ambos representantes da nova geração da música independente dos dois países. Um dos destaques latinos na última edição do festival SXSW, em Austin (EUA), Max Capote traz seu mix de rock sessentista e sonoridades latinas. Já o quarteto Valle de Muñecas agrega ao festival a musicalidade do rock argentino, marcada por melodias e instrumental clássicos. O duo Finlândia, por sua vez, traduz a ideia do evento unindo músicos do Brasil e da Argentina.
O festival ainda traz como convidados especiais do Brasil os artistas e grupos Esperando Rei Zula de Brasília (DF), ruído/mm de Curitiba (PR) e os gaúchos Ian Ramil, Frida e O Curinga. Esperando Rei Zula é um super grupo formado por integrantes do combo Móveis Coloniais de Acaju e ex-membros das bandas Prot(o), Bois de Gerião e Argonautas, que interpretam em versão dub autores clássicos do Brasil, como Villa-Lobos, especialmente. O curitibano ruído/mm é atualmente um dos mais importantes grupos da música instrumental brasileira.
Os gaúchos Ian Ramil, Frida e O Curinga representam a nova geração local. Ian Ramil é cantor e compositor, parceiro de canções do grupo Apanhador Só, com seu disco de estreia, gravado entre Buenos Aires e Porto Alegre, em fase de finalização. O grupo Frida é oriundo da cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, com crescente presença na cena musical do estado. O Curinga é de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, e acaba de lançar seu primeiro disco oficial.
O festival ainda contará com atividades paralelas, em especial um painel sobre a construção da identidade cultural latino-americana dentro do novo contexto das redes sociais. Outras atividades do festival são uma mostra de documentários musicais latinos e uma exposição de discos independentes brasileiros da geração pós-internet.
O El Mapa de Todos sediará também im seminário sobre música e integração, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, dentro do evento Mercocidades, que ocorre na mesma semana na capital gaúcha, reunindo gestores dos Executivos Municipais das principais cidades do Mercosul. Os ingressos para o festival começarão a ser vendidos de forma antecipada a partir de agosto, em lojas da capital e também por meio virtual.

A programação:

Terça – 26/11
Ian Ramil – Brasil/Porto Alegre
Las Acevedo – República Dominicana
Acústicos & Valvulados – Brasil/Porto Alegre
Max Capote – Uruguai
Comunidade Nin-Jitsu – Brasil/Porto Alegre

Quarta – 27/11
O Curinga – Brasil/Novo Hamburgo
ruido/mm – Brasil/Curitiba
Frida – Brasil/Gravataí
Valle de Muñecas – Argentina
La Vela Puerca – Uruguai

Quinta – 28/11 
Esperando Rei Zula – Brasil/Brasília
Finlândia – Brasil/Minas Gerais + Argentina
Esteban Copete y su Kinteto Pacifico – Colômbia
Los Mentas – Venezuela
Ultramen – Brasil/Porto Alegre


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Senado rejeita emenda para Lei sobre direitos autorais


O Senado rejeitou a emenda da Câmara para o texto do PLS 129, que havia sido aprovada na semana passada. A emenda isentava entidades filantrópicas e beneficentes do pagamento de direitos autorais. Os senadores mantiveram o texto original.

O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. A grande maioria dos artistas brasileiros apoia as mudanças propostas no projeto de Lei. Se virarem Lei, as novas normas entram em vigor depois de 120 dias de sua publicação.

Criado como resultado da CPI do ECAD, o PLS 129 propõe mudanças no perfil da gestão, defendendo a volta da fiscalização por parte do Estado através de um órgão que terá atuação semelhante ao CNDA, extinto em 1990 no governo de Fernando Collor. Segundo o texto aprovado, caberá ao Ministério da Cultura a função de fiscalizar o sistema de arrecadação.

Mas nem todos concordam com as mudanças. Além, obviamente, do ECAD, as associações de música questionam a intervenção de um órgão do governo na arrecadação. Alguns músicos também se posicionaram contra as mudanças, como é o caso de Lobão, Michael Sullivan e A Banca (ex-Charlie Brown Jr.).

Confira o comunicado da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes):

"Estas alterações interferem diretamente na estrutura do sistema de Gestão Coletiva Brasileiro, um dos mais respeitados do mundo, e na liberdade dos autores sobre como devem ser administrados seus direitos autorais, já que o Estado passa a interferir diretamente nesta Gestão. O ECAD e as Associações não temem uma fiscalização, mas não concordam com a intervenção Pública em um direito que é privado."

* Com informações da Agência Senado
Fonte: território da música

terça-feira, 9 de julho de 2013

Festival Oscillations/SESC Vila Mariana - 25 a 28 de julho


O termo “música eletrônica” é associado, principalmente nos dias de hoje, à raves e pistas de dança do mundo inteiro. Mas nem sempre foi assim. Houve um período no qual as coisas eram bem diferentes e o termo era utilizado quase que exclusivamente de forma acadêmica nas faculdades de música, que tinham entre seus mestres nomes que trabalhavam com estruturas musicais mais radicais e inovadoras, geralmente utilizando tecnologias recém inventandas e ainda em desenvolvimento. O período que vai desde as primeiras experiências com geradores de som construídos eletrônicamente e o uso destes aparatos para gerar ritmos dançantes é tão grande e tão cheio de mistérios que merece ser estudado com mais profundidade e, somente com estes estudos e o acesso do ouvinte à eles, entenderemos melhor a evolução pela qual a música moderna passou no ultimo século, acarretando inclusive mudanças sociais e comportamentais importantíssimas para a humanidade. Ao trazermos ao Brasil nomes como Herbert Deutsch, Harald Grosskopf, Hans-Joachim Roedelius e Silver Apples, não só realizamos um festival inovador - nunca antes realizado no nosso país - como também trazemos uma parte importante e (ainda) não devidamente documentada da música mundial! 

Participantes do Festival Oscillations:

Herbert Deutsch – O compositor, arranjador e inventor norte-americano Herbert Deutsch - nascido no início da década de 30 - foi o grande nome ao lado de Robert Moog na invenção do sintetizador. Foi ele quem procurou o doutor Moog com a idéia de um novo instrumento baseado nos estudos de osciladores controlados por voltagem, já em andamento nas pesquisas de Robert Moog. Herbert Deutsch foi parte importante na confecção do protótipo numero um do sintetizador Moog, instrumento que mudou completamente a forma como a música passou a ser criada e apreciada nas últimas 5 décadas. Desde o início dos anos 60, ele tem se dedicado a lecionar nas cadeiras de Musica Eletrônica e Composição na Hofstra University, em Nova York. Herbert Deutsch apresentará sua famosa palestra/concerto/demonstração “From Moog to Mac”, que abrange desde seus primeiros experimentos com música eletrônica, ainda nos anos 50, até suas mais recentes pesquisas na área, passando pela invenção do sintetizador em 1964. Herbert utilizará instrumentos originais para suas demonstrações no auditório do SESC Vila Mariana.

Harald Grosskopf - Nascido no final dos anos 40, na cidade de Hildesheim (Alemanha), Harald Grosskopf é, desde o início da sua carreira artística no começo dos anos 70, um dos músicos mais atuantes da sua geração. Participou de mais de 100 discos de bandas e artistas importantes do chamado "krautrock", como Wallenstein, Cosmic Jokers, Ashra Tempel, Klaus Schulze e Walter Wegmüller, entre outros. Em 1980, Harald Grosskopf lançou seu clássico LP “Synthesist” (relançado recentemente pelo selo norte-americano Rvng Intl), além de atuar como músico na banda de apoio da cantora Lili Berlin, na primeira metade dos anos 80. Nos anos 90 e 2000, Harald participou de projetos ao lado do também músico e produtor alemão Steve Baltes (Sunya Beat e N-tribe), além de dedicar-se à sua carreira solo e também retornar à banda Ash Ra, onde permanece até hoje. Harald Grosskopf tem 6 discos solo lançados, sendo o mais recente uma nova roupagem do álbum “Synthesist” (1980), agora renomeado “Synthesist 2010” (Rvng Intl). 


Hans-Joachim Roedelius - Hans-Joachim Roedelius é um dos principais nomes do "krautrock" (como era chamado o rock e a música eletrônica/experimental feita na Alemanha nos anos 60 e 70) e também pode ser considerado um dos principais e mais criativos pioneiros de várias subdivisões da música eletrônica, da "ambient" ao "industrial", devido à originalidade dos projetos e bandas nas quais foi integrante ao longo de 45 anos de carreira. Fundador do trio Kluster - ao lado de Conrad Schnitzler (ex-Tangerine Dream) e de Dieter Moebius -, do Cluster (com Moebius) e do Harmonia (com Moebius e Michael Rother, ex-Kraftwerk), Roedelius é um dos experimentadores mais sutis (e ao mesmo tempo um dos mais radicais) dentro das suas áreas de atuação, sendo citado como influência de nomes como o produtor Brian Eno, com quem Roedelius gravou 3 álbuns nos anos 70 ("Tracks and Traces", gravado pelo Harmonia em 1976, "Cluster & Eno" e "After the heat", ambos gravados por Roedelius, Moebius and Eno em 1977).


Silver Apples - Influência tanto para apreciadores da música eletrônica - aquela feita nos primórios, com equipamentos analógicos e sem toda a tecnologia "facilitadora" de hoje em dia - como para fãs do rock experimental que se fazia nos anos 60, o Silver Apples é uma das bandas mais interessantes da história da música mundial. Formada na segunda metade dos anos 60, a dupla original era constituida pelo baterista Danny Taylor e por Simeon Coxe III, executando uma parafernália eletrônica inacreditável na época (Simeon chegou a utilizar nove osciladores de áudio controlados por um mecanismo no qual ele utilizava as mãos, os pés e até os joelhos e cotovelos para tocar ao vivo). Nesta época a dupla gravou três discos imprescindíveis em qualquer coleção: "Silver Apples" (1968), "Contact" (1969) e "The Garden" (gravado em 1969, mas lançado somente em 1998), álbuns que colocaram os Silver Apples para sempre na história da música como uma das primeiras bandas eletrônicas de todos os tempos, antecipando inclusive toda a revolução eletrônica capitaneada pelo Kraftwerk e outras bandas alemãs na década seguinte. Hoje em dia, Simeon Coxe III mantém o legado da dupla vivo (apesar do falecimento de Danny Taylor em 2005), se apresentando nos maiores festivais de música do mundo! O Silver Apples se apresenta pela segunda vez no palco do SESC Vila Mariana.

CURADORIA/ DIRECAO ARTISTICA: 

Astronauta Pinguim – O músico e produtor Astronauta Pinguim é um dos principais nomes do cenário brasileiro atual quando se trata de sintetizadores e teclados analógicos/vintage. Dono não só de uma coleção vasta de equipamentos  originais dos anos 70 e 80, mas também de grande conhecimento técnico e histórico sobre os primórdios da música eletrônica, Astronauta Pinguim vem se dedicando cada vez mais ao estudo sobre os pioneiros na área, tendo inclusive um blog inteiramente dedicado ao assunto (com entrevistas exclusivas com várias personalidades do mundo eletrônico/analógico) e um programa de rádio semanal, que vai ao ar em dois continentes - Oscillations Radio Show, nas rádios Minima FM (Brasil) e Stress FM (Portugal). Sua discografia solo conta com 3 discos e suas participações em discos de outros artistas chegam à casa das três dezenas. 

Produção:

Antonio Gutierrez/Rec-Beat Produções - Jornalista e produtor cultural. Criador e produtor do festival Rec-Beat, um dos mais importantes festivais independentes do país, que acontece em Recife (PE), voltado para a nova música brasileira e mundial, com 18 anos de existência. Responsável também pela criação dos festivais Continuum - Festival de Arte e Tecnologia do Recife, com quatro anos de existência; e Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, com cinco anos de existência. Participou ativamente na construção e disseminação do movimento Manguebeat. Foi empresário e produtor das bandas Mundo Livre S/A e Cordel do Fogo Encantado.


Festival Oscillations

De 26 a 28 de julho de 2013


Programação:


25/07/2013 (quinta-feira) 19:30 - Auditório do SESC Vila Mariana


Abertura

Filme "Moog: a documentary film" (2004)

Palestra/performance "From Moog to Mac", com Herbert Deutsch



26/07/2013 (sexta-feira) 19:30 - Auditório do SESC Vila Mariana

Filme sobre o Krautrock

Palestra com Harald Grosskopf

Palestra com Hans-Joachim Roedelius


27/07/2013 (sabado) 21:00 - Teatro do SESC Vila Mariana

Concerto: Hans-Joachim Roedelius


28/07/2013 (domingo) 18:00 - Teatro do SESC Vila Mariana

Concerto: Silver Apples


INGRESSOS:

Palestras/filmes:

Dia 25 de julho de 2013 - Entrada Franca. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, na Central de Atendimento

Dia 26 de julho de 2013 - Entrada Franca. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, na Central de Atendimento


Concertos:

Dia 27 de julho de 2013 - R$ 24,00 (inteira), R$ 12,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede públicacom comprovante e usuário matriculado no SESC e dependentes), R$ 6,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no SESC e dependentes).

Dia 28 de julho de 2013 - R$ 24,00 (inteira), R$ 12,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede públicacom comprovante e usuário matriculado no SESC e dependentes), R$ 6,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no SESC e dependentes).

Venda pelo sistema INGRESSOSESC a partir de 28/06.

SESC Vila Mariana

Rua Pelotas, 141

CEP 04012-000 São Paulo - SP

Tel.: +55 11 5080 3000

email@vilamariana.sescsp.org.br

www.sescsp.org.br

www.twitter.com/sescvilamariana