terça-feira, 16 de julho de 2013

El Mapa de Todos 2013: festival anuncia programação completa


EL MAPA DE TODOS 2013: INTEGRAÇÃO PELA MÚSICA

A quarta edição do festival El Mapa de Todos ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro em Porto Alegre, no Opinião. Pela terceira vez, o festival contará com patrocínio da Petrobras. Em suas edições anteriores, o festival teve a participação de artistas do Brasil, Argentina, Espanha, Uruguai, México, Venezuela, Chile, Portugal e Peru.
Para essa edição, o festival terá como headliners os grupos La Vela Puerca, do Uruguai, e Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen, do Brasil. O La Vela Puerca é um dos principais grupos da história do rock do Uruguai e um dos nomes mais importantes da música latina dos últimos anos. Os gaúchos Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen são legendas do rock do Sul do país, com carreiras respeitadas nacionalmente e com grande apelo de público em seu estado. Outro destaque gaúcho é o grupo Acústicos & Valvulados, um dos nomes mais importantes da última década do rock local.
Pela primeira vez, o festival também contará com representantes da América Central e da Colômbia – o duo Las Acevedo da República Dominicana e Esteban Copete y Su Kinteto Pacífico, da cidade de Cali. Las Acevedo é uma dupla de garotas, Anabel e Cristabel, responsáveis por uma intensa produção musical com forte acento indie-folk-pop. Esteban Copete y Kinteto Pacífico irão trazer para festival a sonoridade afro-latina característica da região. Outra atração especial é a venezuelana Los Mentas, que retorna ao festival com seu rockabilly latino de grande apelo dançante.  
Entre os convidados da América do Sul, ainda destacam-se os artistas e grupos Max Capote do Uruguai, e Valle de Muñecas da Argentina, ambos representantes da nova geração da música independente dos dois países. Um dos destaques latinos na última edição do festival SXSW, em Austin (EUA), Max Capote traz seu mix de rock sessentista e sonoridades latinas. Já o quarteto Valle de Muñecas agrega ao festival a musicalidade do rock argentino, marcada por melodias e instrumental clássicos. O duo Finlândia, por sua vez, traduz a ideia do evento unindo músicos do Brasil e da Argentina.
O festival ainda traz como convidados especiais do Brasil os artistas e grupos Esperando Rei Zula de Brasília (DF), ruído/mm de Curitiba (PR) e os gaúchos Ian Ramil, Frida e O Curinga. Esperando Rei Zula é um super grupo formado por integrantes do combo Móveis Coloniais de Acaju e ex-membros das bandas Prot(o), Bois de Gerião e Argonautas, que interpretam em versão dub autores clássicos do Brasil, como Villa-Lobos, especialmente. O curitibano ruído/mm é atualmente um dos mais importantes grupos da música instrumental brasileira.
Os gaúchos Ian Ramil, Frida e O Curinga representam a nova geração local. Ian Ramil é cantor e compositor, parceiro de canções do grupo Apanhador Só, com seu disco de estreia, gravado entre Buenos Aires e Porto Alegre, em fase de finalização. O grupo Frida é oriundo da cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, com crescente presença na cena musical do estado. O Curinga é de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, e acaba de lançar seu primeiro disco oficial.
O festival ainda contará com atividades paralelas, em especial um painel sobre a construção da identidade cultural latino-americana dentro do novo contexto das redes sociais. Outras atividades do festival são uma mostra de documentários musicais latinos e uma exposição de discos independentes brasileiros da geração pós-internet.
O El Mapa de Todos sediará também im seminário sobre música e integração, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, dentro do evento Mercocidades, que ocorre na mesma semana na capital gaúcha, reunindo gestores dos Executivos Municipais das principais cidades do Mercosul. Os ingressos para o festival começarão a ser vendidos de forma antecipada a partir de agosto, em lojas da capital e também por meio virtual.

A programação:

Terça – 26/11
Ian Ramil – Brasil/Porto Alegre
Las Acevedo – República Dominicana
Acústicos & Valvulados – Brasil/Porto Alegre
Max Capote – Uruguai
Comunidade Nin-Jitsu – Brasil/Porto Alegre

Quarta – 27/11
O Curinga – Brasil/Novo Hamburgo
ruido/mm – Brasil/Curitiba
Frida – Brasil/Gravataí
Valle de Muñecas – Argentina
La Vela Puerca – Uruguai

Quinta – 28/11 
Esperando Rei Zula – Brasil/Brasília
Finlândia – Brasil/Minas Gerais + Argentina
Esteban Copete y su Kinteto Pacifico – Colômbia
Los Mentas – Venezuela
Ultramen – Brasil/Porto Alegre


Nenhum comentário:

Postar um comentário