sábado, 12 de maio de 2012

Aos 19 anos já era considerada a primeira dama do jazz


Ella Fitzgerald nasceu dia 25 de abril de 1917 em NewportNews, Virgínia; em 1932 mudou-se pra Yonkers, NewYork; mas nessa época ainda não havia se decidido se seria cantora ou bailarina. Ella teve uma infância e adolescência dificeis e depois de morar algum tempo nas ruas decidiu o que realmente queria era cantar. E revelou-se uma cantora de voz doce, com extremo domínio vocal e com uma extensão vocal que atingia até 3 oitavas. A cantora que foi musa inspiradora de Janis Joplin também teve sua própria musa Connee Boswell que era apenas 10 anos mais velha que Ella e considerada um dos maiores vocalistas de jazz do sexo feminino; e lhe foi apresentada por um LP que havia recebido de presente de sua mãe.
Aos 19 anos Ella já era considerada a primeira dama do jazz ao assumir a orquestra, com apenas 16 anos, após o falecimento do seu “padrinho” o Rei do Swing Chick Webb, antes disso seu primeiro sucesso “A-Tisket A-Tasket” (que é uma música realmente sensacional) já havia sido gravada juntamente com Webb e lançada em 1938. Sua carreira foi fulminante e brilhante, ‘Dama do jazz’ ‘Lady Ella’ ‘Dama da canção’ ‘Rainha do jazz’ e entre outros titulos Ella é considera por críticos e músicos uma das maiores cantoras de jazz do século XX. E é dona de uma discografia de (por volta) de 80 álbuns.
Uma voz encantadora, hipnotizante, doce, visceral, envolvente... quem conhece Ella se desmancha em elogios e êxtase sempre, tanto ontem quanto ainda hoje. Trazer sua voz para nossas vidas é um com balsamo.
"Eu nunca soube como eram boas nossas músicas até que eu ouvi Ella Fitzgerald canta-las", disse Ira Gershwin.
"Suas gravações vão viver para sempre... ela vai soar como moderna 200 anos a partir de agora", disse Tony Bennett.
"Ela tinha um alcance vocal tão grande que precisava de um elevador para ir do topo ao fundo. Não há ninguém para tomar seu lugar", disse David Brinkley.
Quem já conhece com certeza deve concordar com os comentários acima e que pra que ainda não conhece só digo um coisa: Você não faz idéia do que está perdendo.


Por mim publicado no site FutMus em 27/04/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário