sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os anos 60 – A era de Ouro


Os anos 60 trata-se de uma época de ebulição das novas idéias e conceitos que vinham do Anos Dourados – como ficou conhecido os anos 50 – com o fim das guerras o mundo voltou a evoluir culturalmente, cientificamente e tecnologicamente. Nascem os movimento Beatnik, o Trad Jazz e o Rock Garage. E o anos 60 ficou conhecido como a Era de Ouro.
Um berçário de talentos nasceu, cresceu e apareceu; mas vamos direto ao nosso assunto, música: Beatles – seu primeiro álbum foi lançado em 22/03/1963 o Please Please Me com sucessos como "Twist and Shout", "Love Me Do" e claro a música titulo "Please, Please Me"; e 17/01/1969 encerram a década com o lançamento do álbum Yellow Submarine trilha do filme com o mesmo titulo mas o estouro de sucesso do Álbum Branco lançado anteriormente acabou tirando um pouco do brilho do Yellow, nele estavam sucessos como "Hey Bulldog", "All You Need Is Love" e a música titulo “Yellow Submarine” .
Elvis Presley voltava para casa do serviço militar e lança um disco com músicas Gospel em homenagem a sua falecida mãe o His Hand in Mine, o sexto de sua carreira, lançou também ainda em 1960 mais dois álbuns o G.I. Blues e o Elvis is back. Atravessou a década atuando em filmes de vários estilos como "musical", "faroeste", "drama" e "comédia" o destaque em sua carreira de ator para o filme “Viva Las Vegas”. Conheceu e casou-se com Priscila Presley e tiveram sua filha Lisa Presley. E encerra a década em grande estilo apresentando o considerado primeiro acústico da história o Elvis NBC TV Special.
Em 1968 foi gravado o DVD/Álbum que ficou engavetado pegando poeira por, inacreditavelmente, 28 anos até seu lançamento em 1996 o Rock and Roll Circus dosRolling Stones que trouxe ao palco com eles com uma super banda formada somente para este projeto por John Lennon (vocais e guitarra), Eric Clapton(guitarra), Keith Richards (baixo) e Mitch Mitchell (bateria) do Jimi Hendrix Experience a banda se chamou The Dirty Mac. Além desta apresentaram-se também Jethro Tull , The Who, Taj Mahal Mariane Faitfull.
Foram tantos expoentes na música, na moda, no cinema e na literatura; e que nos deixaram seu legado cultural, Neil Amstrong o primeiro homem a pisar na lua, o Festival Woodstock, a morte de Martin Luther King líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. O surgimento do feminismo. Ainda temos muitos a aprender com toda a riqueza cultural deixada pela Era de Ouro que ainda nos sopra uma brisa como um ventilador que mesmo quando desligado continua a girar.

Por mim publicado no site FutMus em 04/03/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário